quarta-feira, 30 de março de 2011

Macunaíma, um heroi sem nenhum caráter

Os alunos do 3º ano vespertino, após assistirem ao filme “Macunaíma”, fizeram uma pesquisa referente a obra: leram o livro, montaram peça teatral e encenaram para turma com  a minha orientação ( profª Elisângela Teixeira).
A apresentação ocorreu nesta última quinta-feira (17/03/2011) e foi de grande valia para os alunos, pois no conteúdo em estudo:  A Primeira Fase do Modernismo, o autor Mario de Andrade é destaque.
Na prosa, “Macunaíma” é a obra-prima e, provavelmente, a mais importante realização da  primeira fase, representa não apenas o resultado das pesquisas e das qualidades do autor como poeta, prosador, músico e folclorista, mas também a plena realização do projeto nacionalista dos escritores de sua geração.
O ponto de partida para a criação de “Macunaíma” foi a leitura que Mario fez da obra Vom Roraima Zum Orinoco, do etnógrafo alemão Koch-Grünberg, que colheu na Amazônia (Brasil e Venezuela), entre 1911 e 1913, um ciclo de lendas dos índios taulipangues e arecunás. Mário fez algumas modificações na lenda original, acrescentou outras, de origens diversas, incluiu anedotas da história brasileira e aspectos da vida urbana e rural do país e introduziu personagens reais e fictícias, além de feitiçaria, erotismo e o absurdo surrealista.
Quanto à língua, também se verifica na obra uma verdadeira miscelânea, formando, em um estilo narrativo dinâmico e irônico, um delicioso painel antropofágico da cultura brasileira.
Por tudo isso e muito mais é que a obra merece seu mérito.
Alunos que apresentaram: Ana Célia Silva Martins, Carleani Cruz da Silva, Cleison da Silva Fernandes, Erisvania Cunha da Silva, Eliane Fernandes Dias,Fabiana Conceição da Silva, Jales Pereira Costa, Nilks Tex Reis Leite, Maria Aparecida Silva,Natalia Luz Leal ,Paula Fernandes Silva, Poliana Santos Lira,Roberta Martins da Silva, Thalia Daiane de Sousa, Vanessa Carvalho dos Anjos  e Yngrid Ailmen Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário