segunda-feira, 28 de março de 2011

Literatura em Foco A novela camiliana

Os alunos da turma do 2º ano “A” e “B” do turno vespertino da E.E.E.M. Maria Benta Oliveira de Sousa, encenaram uma peça teatral referente a obra: “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, um dos mais fecundos escritores da literatura portuguesa.
Espécie de Romeu e Julieta à Lusitana, esse romance narra a história do amor impossível entre Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, jovens pertencentes a famílias nobres e inimigas, que tentam afastar os apaixonados: Simão é enviado a Coimbra, enquanto Teresa, depois de se recusar a casar com seu primo Baltasar Coutinho, é encerrada num convento, no Porto. Simão, protegido pelo ferreiro João da Cruz e por Mariana, filha deste, permanece em Viseu. Na partida de Teresa, enfurece-se com a insolência de Baltasar e o mata a tiro, entregando-se em seguida à justiça. Condenado à forca, tem depois sua sentença transformada em exílio. Nesse ínterim, Teresa, minada pela tristeza, adoece. No capítulo final, Simão embarca para o exílio e, a distância, avista o mosteiro em que Teresa se encontra e pressente sua morte. Tomado de febre, vem também a morrer na viagem. Ao ser lançado o corpo ao mar, Mariana, que sempre o amara e espontaneamente o acompanhava ao exílio, lança-se ao mar e une-se a ela.
Um exemplo claro de como, no Romantismo, a vida se confunde com a arte. Essa atividade foi bem desenvolvida e atingiu o objetivo esperado.
Aos dezessete de março de dois mil e onze (17/03/2011), os alunos do 2º “B”:
Ainaria Valadares;
Beatriz Aparecida;
Bruna Lorrany;
Christopher yrykwa;
Emerson de Oliveira;
Geraldo Cunha;
Gutembergue Soares;
Katila Oliveira;
Ludimila Ribeiro;
Maisa de Lima;
Noemi de Souza;
Patricia de Moraes;
Wilner José.
Aos vinte e dois de março de dois mil e onze (22/03/2011), os discentes do 2º “A”:
Angra Rodrigues;
Eliel Marinho;
Fernanda Lima;
Genilson Ferreira;
Gerliany Rodrigues;
Gustavo Sousa;
Haieska Alves;
Jessica de Sousa;
Luana Carvalho;
Michele da Silva;
Ronildo Pereira;
Silvaneide Lima.

Um comentário:

  1. È bom saber que a educadora prof: Elisângela, trasmite conciencia e capacidade para os alunos, mostrar suas qualidades em forma de apresentações teatrais, atividades, e de assuntos importantes. Parabéns este blog será sempre um sucessso para quem realmente comhece a educação de qualidade... aluna: patricia De Morais Sousa da Turma do 2a Vespertino...

    ResponderExcluir