quarta-feira, 30 de março de 2011

Atividade Interdisciplinar sobre Luiz Gama


O professor da disciplina de História, Hélio Amorim, e eu, Elisângela Teixeira, professora de Língua Portuguesa, desenvolvemos um trabalho interdisciplinar com os alunos da turma do 2º “C” do turno vespertino da E.E.E.M. Maria Benta Oliveira de Sousa sobre Luiz Gama. Considerado um dos maiores abolicionistas do Brasil. Vendido como escravo aos 10 anos, pelo próprio pai, na juventude aprendeu a ler e tomou ciênciade sua condição de homem livre-afinal, ele era filho de uma escrava forra. A partir daí, tornou-se o arouto da libertação dos negros e da luta contra a opressão. Advogado, jornalista, membro da maçonaria e fundador do Partido Republicano Paulista, GAMA morreu em 1882, tendo libertado, nos tribunais, mais de 500 negros. Esta obra faz jus à sua atuação como abolicionista e intelectual. Solicitamos aos discentes a leitura do livro "LUIZ GAMA", exposição da biografia através de slide, a criação de uma peça teatral e no dia programado, em vinte e um de março de dois mil e onze (21/03/2011) fizeram a dramatização para a turma. Conseguiram transmitir toda a contextualização necessária para abordar a grandiosidade que foi esse fenômeno abolicionista de todos os tempos. Todos os alunos  dessa turma contribuiram de alguma forma para a realização dessa atividade, principalmente, Adynoane e Diego.  Parabéns, pelo esforço e capricho!!!! 
Alunos que dramatizaram: Adynoani, Alice, Beatriz, Vanessa, Gabriel, Jerry, Jocielton, Layna, Maclaudio, Patrícia, Vilciane, Yhara.
Alunos que produziram os slides: Diego, Jucimone, Julio, Leonaria, Sarah, Tamires, Tullyo, Vilma.
                                                    Bibliografia:
SANTOS, Luiz Carlos. Luiz Gama.__São Paulo: Selo Negro,2010. __(Retratos do Brasil Negro/ Coordenada por Vera Lúcia Benedito)

Um comentário:

  1. Eu achei muito boa essa peça q nos fes,e aprendi bastante sobre a vida de Luiz.
    aluna:Layna biank b. Tavares
    2 ano c°.

    ResponderExcluir