segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aulas de LITERATURA mais atrativas

A linguagem do Realismo, do Naturalismo e do Parnasianismo.
[...] o Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios - para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para concenarmos o que houve de mau na sociedade.
(Eça de Queirós)
Como prender a atenção do aluno ao se trabalhar conteúdos tão remoto a seu tempo? Ou ainda, o que fazer para aguçar o interesse às leituras desse período? Eis aí um grande desafio para os professores de Língua Portuguesa...
*Apresentar as características do período;
*Promover sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante;
*Exigir leitura de obras clássicas;
*Solicitar trabalhos etc.
Essas são algumas das possibilidades, nas quais surte efeito e se atinge o objetivo desejado.
Em dezoito do mês de agosto de dois mil e onze (18/08/2011), dividi as turmas de 2º ano A e B do turno matutino em grupos e designei a cada uma, leituras de obras literárias.
1º grupo: O Cortiço-Aluísio Azevedo;
2º grupo: O primo Basílio- Eça de Queirós;
3º grupo: Dom Casmurro-Machado de Assis;
4º grupo: Capitu- Lygia Fagundes Telles;
5º grupo: O crime do padre Amaro-Eça de Queirós;
6º grupo: O mulato- Aluísio Azevedo.
Aos vinte e cinco do mês de agosto de dois mil e onze(25/08/2011), fizemos da sala de aula uma sessão de cinema com pipoca de microondas e refrigerante, o filme assistido foi: Memórias Póstumas (André Klotzel).
No período entre dezenove a vinte e três do mês de setembro de dois mil e onze (19-23/09/2011), ficou destinados as apresentações.
A surpresa foi grande! Os alunos fizeram um espetáculo de apresentações! Produziram história em quadrinho com obras de Machado de Assis, gravaram encenaçoes feitas por eles mesmos, além de expor biografia do autor e caraterísticas das escolas literárias em estudo.
Certamente essas aulas foram atraentes e todos aprenderam!

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